O futebol inglês trata o marketing esportivo como ninguém no mundo do futebol. Com a remodelação que deu origem à Premier League os clubes e a federação inglesa perceberam que existem outras fontes de renda fora do binômio televisão-bilheteria.
Além das campanhas publicitárias bem elaboradas, excursões para Estados Unidos e Ásia, os ingleses utilizam os mascotes dos times para fidelizar torcedores, independente das idades. Diferente do futebol brasileiro, em que os personagens meramente simbolizam o status do clube – o mosqueteiro corintiano, o saci colorado, além dos vários animais (leões e tigres, sobretudo).
Mas são poucos os que têm identidade própria, como os cachorros (Birita & Biruta) do Botafogo. Aqui, o melhor exemplo é o Tutuba, tubarão do Ferroviário, que incorpora mesmo o torcedor, dando show nos estádios, bem ao estilo do mascotes norte-americanos. O leão Juba, do Fortaleza, desapareceu dos gramados sob o argumento de passar por remodelação. O Ceará possui o Vovô.
Na Inglaterra, todo clube possui um personagem, que estampa camisetas e participa das ações promocionais.Entre os 20 times da Premier League os leões são maioria (Chelsea, Aston Villa e Reading), mas despontam mascotes criativos, como dinossauro, vendedor de bombom, extraterrestres e até gatos negros.
Confira a lista abaixo:
Arsenal – Os “Gunners” (Armados, em inglês) aliaram seu apelido a um simpático dinossauro. Como resultado surgiu o Gunnerssaurus.
Aston Villa – O Aston é uma dos que se inspirou no leão, o deles atende por Hercules.
Chelsea – O clube de Londres celebra sua região no nome do mascote, o leão London Stanford.
Everton – Possui dois mascotes. Changi, um elefante, e o Mr.Toffee, um vendedor de balas, em alusão ao apelido do time de Liverpool.
Fulham – Para mim, o mais inusitado. O mascote do clube que possui até estátua de Michael Jackson é Billie, um texugo (foto ao lado).
Liverpool – Como o símbolo dos Reds é um pássaro, o mascote ganhou o nome de Livebird.
Manchester City – O time possui uma canção oficial, Blue Moon. E os mascotes são Moonchester e Moonbeam, dois bichos esquisitos em forma de lua!
Manchester United – Os Diabos Vermelhos não inventaram muito. São representados pelo diabinho Fred.
Newcastle United – O time do Norte inglês aposta numa gralha, puxando para um corvo, Monty Magpie.
Norwich City – Um pouco de romantismo no futebol com o casal Camilla Canary e Captain Canary.
Queens Park Rangers – Os londrinos do QPR inovaram mesmo com Jude, um gato preto.
Reading – Outro que se vê representado por um leão. No caso, Kingsley Royal.
Southampton – Os Santos, como são conhecidos, possuem um cão de guarda, o Super Saint.
Stoke City – O clube quer se mostrar de peso na Premier League. Como dentro de campo a cosia está difícil melhor apelar para o hipopótamo Pottermus.
Sunderland – Um gato preto não é suficiente para o Sunderland, que ataca com a dupla Samson e Delilah.
Swansea City – Os galeses levam cisne até no nome. Nada mais apropriado que ter em Cyril, o Cisne, o mascote (foto ao lado).
Tottenham Hotspur – Os londrinos não tinham como inventor. Com um nome tão legal (Espora Quente), escolheram o galo Harry Hotspur para representá-los.
West Bromwich Albion – É outro que aposta num pássaro, Baggie Bird.
West Ham United – O clube fundado por operários tem no mascote Herbie Hammerhead (Cabeça de Martelo) seu companheiro.
Wigan Athletic – Patrocinado por uma empresa esportiva de nome JJB, o clube adotou o garotinho JJ (Jay-Jay).
Nenhum comentário:
Postar um comentário